CFF irá criar guia sobre logística de medicamentos para farmacêuticos

O Conselho Federal de Farmácia deu início aos estudos que deverão resultar num guia para o farmacêutico que atua ou deseja atuar na logística de medicamentos. O primeiro passo para a elaboração desse manual foi dado nos dias 27 e 28 de setembro, por meio de reunião do Grupo de Trabalho (GT) provisório sobre logística na sede do CFF, em Brasília. Embora pouco conhecida, esta área de atuação privativa do farmacêutico oferece boas oportunidades e horizonte promissor nos curto e médio prazos. Entre as atividades envolvidas, o profissional pode atuar com aspectos regulatórios, de gestão da qualidade e com auditoria.

A vice-presidente do CFF, Lenira da Silva Costa, reuniu-se com as farmacêuticas Sonja Helena, de São Paulo, e Janaína Santana, do Rio Grande do Norte, ambas com ampla experiência na área. Como resultado, ficou estabelecido que elas serão responsáveis pela elaboração de um guia num primeiro momento e, numa etapa posterior, irão desenvolver um curso de capacitação para farmacêuticos na Logística.

A diretora do CFF considera o guia e a capacitação iniciativas promissoras, por se tratarem de duas ferramentas que irão auxiliar tanto os farmacêuticos que já atuam com logística de medicamentos, quanto aqueles que desejem ingressar nesse campo de trabalho com vasto potencial. “É um mercado em expansão, conectado com o futuro e capaz de absorver farmacêuticos via contratação ou através do empreendedorismo. Além das oportunidades de trabalho, em diversas organizações públicas e privadas, o farmacêutico pode montar sua própria transportadora ou armazenadora, prestar serviços terceirizados, altamente especializados e, portanto, remunerados de forma diferenciada”, destaca Lenira.

A farmacêutica Sonja Helena foi uma das primeiras contratadas nessa área, há 21 anos, e participou, juntamente com a colega Janaína Santana, da elaboração da Resolução CFF nº 679, em 2019. Sonja explica que os farmacêuticos iniciantes na Logística se deparam com vários desafios, pela complexidade da prática e dos conceitos dessa área que não faz parte da grade curricular da graduação em Farmácia. “A gente trata de Logística de medicamentos, mas temos também os produtos de áreas não privativas, como cosméticos e correlatos, saneantes, alimentos, então, a Logística é muito mais complexa do que normalmente se imagina. E em todos esses campos, o farmacêutico pode estar inserido”.

Sonja relata que desde a regulamentação da atividade pelo CFF, o mercado evoluiu bastante. Em 2020, a Anvisa emitiu a RDC nº 430, que trata das boas práticas de armazenagem, distribuição e transporte de medicamentos. “Precisamos atualizar os profissionais sobre essa norma que entrou em vigor dia 16 de março deste ano. Ela exige uma capacitação técnica e habilidade além do que o farmacêutico está hoje preparado”, observa.

A farmacêutica relata que a falta de preparo pode tornar o profissional subutilizado pelos contratantes, leigos sobre a real atividade que o farmacêutico pode desempenhar. “Quando se fala em logística, estamos tratando de importadora, distribuidora, indústria, transportadora, armazenadora e demais agentes. A atividade de armazenagem realizada pelo operador logístico, por exemplo, engloba modelos diversificados de gestão de estoque para terceiros, na qual o farmacêutico, além de fazer a gestão documental, acompanha o fluxo do produto visando garantir sua qualidade, segurança e eficácia. Ele é um prestador de serviços logísticos, podendo implantar processos, supervisioná-los e até audita-los”, explica Sonja.

Janaína Santana ressalta a disposição do conselho em atualizar continuamente a classe farmacêutica. “O guia será um instrumento de educação prático, autoinstrutivo e de permanente consulta sobre como atuar com eficiência e conforme as normas da logística. É premente que o CFF disponha desse manual de logística entre suas numerosas publicações, para que o farmacêutico obtenha desempenho seguro e eficaz. Numa segunda etapa, será ofertado um curso visando a excelência na área”, adianta a farmacêutica.


https://www.cff.org.br/noticia.php?id=6516&titulo=CFF+ir%C3%A1+criar+guia+sobre+log%C3%ADstica+de+medicamentos+para+farmac%C3%AAuticos

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas


Comentários (0)


Deixe um comentário