A Estética e o Biomédico

Certamente você já deve ter ouvido falar que a hidratação é fundamental para manutenção da qualidade da pele. Diversas pesquisas mostram a necessidade da manutenção da qualidade da barreira cutânea, composta por uma microbiota e pelo manto hidrolipídico, além das camadas de células depositadas na superfície cutânea, garantindo o retardo e mesmo a atenuação dos sinais do envelhecimento cutâneo. Hoje, para melhorar a hidratação cutânea temos um arsenal de ativos e veículos cosméticos disponíveis no mercado, além de equipamentos e técnicas diversas para combater a desidratação e, consequentemente, o envelhecimento cutâneo.

Ao diminuirmos a velocidade de manifestação desses sinais, colaboramos para uma melhor qualidade de vida do indivíduo, melhorando seu bem-estar e, consequentemente sua saúde como um todo.


Maaasss... o que é saúde estética?

Desde 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS), assumiu um novo conceito em saúde, constituída em um estado completo de bem-estar físico, mental, emocional e social do indivíduo. Assim, a saúde estética, que trata disfunções que interferem diretamente com a aparência e, consequentemente com o bem estar e, por conseguinte com a saúde do indivíduo ganha cada vez mais espaço no mercado.

Ao pensarmos em saúde estética, conseguimos vislumbrar a promoção da saúde através da beleza. Um exemplo clássico é a prevenção do envelhecimento cutâneo e corporal. Ao assumir o compromisso com os cuidados estéticos para o retardo do aparecimento dos sinais do envelhecimento, ou mesmo da diminuição dos sinais já aparentes, o indivíduo assume um conjunto de mudanças de hábitos que podem impactar positivamente em sua saúde como um todo.

 

E como o biomédico pode auxiliar nesses casos?

 

Desde 2011, o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) publicou as Resoluções CFBM Nº 197, criando a especialidade da biomedicina estética e CFBM Nº 200, permitindo que o profissional biomédico que se especializa na área de biomedicina estética atue com procedimentos estéticos. De lá pra cá, já foram publicadas outras resoluções. A Resolução CFBM Nº 214 (2012), descreve os atos que o profissional pode executar, bem como a lista de substâncias que podem ser por ele prescritas. Foi publicada ainda a Resolução CFBM Nº 241, permitindo ao profissional corretamente habilitado a prescrição das substâncias necessárias ao bom desenvolvimento dos tratamentos estéticos.

 

Mas... Todo biomédico pode exercer a saúde estética realizando esses procedimentos?

Para realização de quaisquer desses procedimentos, o profissional biomédico deverá estar habilitado no seu Conselho Regional com a devida especialidade. Para que o Conselho anote a habilitação em sua carteira profissional, é necessário que o mesmo curse uma especialização em saúde estética que aborde todos as áreas regulamentadas pelas resoluções ou que, durante sua graduação, realize estágio de 500h ou mais de práticas específicas da área de atuação, bem como curse disciplinas com o conteúdo de estética.

 

Onde posso me qualificar para o exercício da saúde estética?

Em um mercado crescente como este, a qualificação permanente é fundamental. Para começar, a especialização faz parte dos seus primeiros passos em direção à habilitação para atuação segura. Procure se certificar que a instituição que oferece o curso está regularizada perante o MEC, observe o corpo docente, se é devidamente qualificado e a estrutura física da instituição que oferece o curso.

Se você tem interesse na área, o Instituto Arel Iuga oferece qualificação completa em todas as áreas da saúde estética devidamente regulamentadas pelo CFBM, com aulas teóricas e práticas, com vivência clínica profissional e professores com forte atuação na área, além de uma estrutura de laboratórios e equipamentos próprios, especialmente pensada para a melhor formação do profissional.


Comentários (0)


Deixe um comentário