A origem da Farmácia Clínica é tema de palestra no congresso de diabetes em Natal (RN)

O cuidado farmacêutico é essencial ao sucesso no tratamento do diabetes e tem grande impacto na qualidade de vida e na saúde das pessoas que convivem com a doença. Como e quando essa prática foi introduzida no Brasil, foi o tema da palestra proferida na manhã desta quarta-feira (16.10), pelo pioneiro da Farmácia Clínica no país, Tarcísio José Palhano, durante o Simpósio “O papel do farmacêutico na atenção à pessoa com diabetes”. O evento ocorre em Natal (RN), berço dessa especialidade farmacêutica, e faz parte da programação do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (Diabetes 2019), que ocorre no Centro de Convenções, até o dia 18 de outubro.

Tarcisio José Palhano é assessor da Presidência do Conselho Federal de Farmácia e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), além de um dos idealizadores do documentário “A Origem da Farmácia Clínica no Brasil”. Produzido pelo conselho em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a SBFC, o documentário resgata a história do primeiro serviço de Farmácia Clínica e do primeiro centro de informação sobre medicamentos (CIM) do país, implantados no antigo Hospital das Clínicas da UFRN, atual Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

Fundador do serviço, cuja equipe inicial era formada pelas farmacêuticas e professoras Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat e Ivonete Batista de Araújo, o professor Tarcisio Palhano falou sobre esse momento histórico, e discorreu, também, sobre fatos que se sucederam a esses: a realização do 1º Seminário de Farmácia Clínica (Natal/RN), em 1981, do I Curso Brasileiro de Farmácia Clínica, em 1983, e dos oito Cursos de Especialização em Farmácia Hospitalar para o Controle de Infecção Hospitalar, no período de 1985 a 1992. “A partir daí tivemos um hiato em termos de iniciativas, até que em 2012, quando assumiu o atual grupo gestor do CFF, tivemos ações que resultaram na regulamentação das atribuições clínicas do farmacêutico e na regulação da prescrição farmacêutica, resoluções decisivas para o fomento à pratica da Farmácia Clínica em todo o país”, narrou.

O Seminário continua durante todo o dia. Elaborada pelo Grupo de Trabalho sobre Diabetes do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e representantes do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) a programação foi planejada para apresentar as evidências científicas da atuação do farmacêutico no cuidado às pessoas com diabetes. Estão previstas abordagens voltadas à saúde pública, logística, cuidados com lesões causadas pela doença e na hiperglicemia gestacional, diagnóstico laboratorial do diabetes, otimização da antibioticoterapia nas infecções hospitalares, entre outras.

Fonte: Comunicação do CFF

https://crfmt.org.br/a-origem-da-farmacia-clinica-e-tema-de-palestra-no-congresso-de-diabetes-em-natal-rn/


Comentários (0)


Deixe um comentário