Como um Farmacêutico deve se preparar para atuar na área de Estética

Ah, o tempo!!!

É maravilhoso quando conta histórias a nosso favor... Mas um belo dia, você acorda e....?  “Nossa! Quantas rugas!!! Já passou tudo isso?”

Para atenuar alguns dos efeitos da “passagem do tempo” é que a saúde estética trabalha incansavelmente...

Foi graças ao tratamento não cirúrgico para estrabismo que o oftalmologista americano Alan B. Scott fez a primeira experiência com o uso da toxina botulínica tipo A, isolada e cedida pelo farmacêutico-bioquímico Dr. Edward J. Schantz, que já estudava seus efeitos tóxico-letais na paralisia muscular. O sucesso da experiência confirmou a toxina botulínica do tipo A como alternativa ao tratamento terapêutico do estrabismo e, na década de 70, de outros tipos de complicações decorrentes da contração muscular, permitindo então o surgimento das indicações estéticas. Desde então, seu uso para fins estéticos só cresceu e hoje é o procedimento não-cirúrgico mais utilizado no mundo para o combate às rugas/linhas de expressão e promover o rejuvenescimento facial.

No Brasil, a ANVISA autoriza seu uso para este e outros tratamentos como hiperidrose, distonia, estrabismo, blefaroespasmo (espasmo da pálpebra), bexiga hiperativa entre outros.

Desde 2015 o farmacêutico habilitado em saúde estética está apto para a realização da aplicação da toxina para fins estéticos (Resolução nº 616, 25/11/2015).

 

Maaasss... o que é saúde estética?

Desde 2014, a Organização Mundial de Saúde (OMS), assumiu um novo conceito em saúde, constituída em um estado completo de bem-estar físico, mental, emocional e social do indivíduo. Assim, a saúde estética, que trata disfunções que interferem diretamente com a aparência e, consequentemente com o bem estar e, por conseguinte com a saúde do indivíduo ganha cada vez mais espaço no mercado.

Ao pensarmos em saúde estética, conseguimos vislumbrar a promoção da saúde através da beleza. Um exemplo clássico é a prevenção do envelhecimento cutâneo e corporal. Ao assumir o compromisso com os cuidados estéticos para o retardo do aparecimento dos sinais do envelhecimento, ou mesmo da diminuição dos sinais já aparentes, o indivíduo assume um conjunto de mudanças de hábitos que podem impactar positivamente em sua saúde como um todo.

 

E como o farmacêutico pode auxiliar nesses casos?

 

Desde 2013, quando o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou a Resolução CFF Nº 573, o profissional farmacêutico que se especializa na área de saúde estética pode atuar com procedimentos estéticos básicos (temporariamente suspensa). De lá pra cá, já foram publicadas outras resoluções. A Resolução CFF Nº 616 (2015), habilita o profissional especialista à aplicação de toxina botulínica, preenchimentos dérmicos, intradermoterapia, microagulhamento, Carboxiterapia e Criolipólise. Foi publicada ainda a Resolução CFF Nº 645, permitindo ao profissional corretamente habilitado a aplicação de fios de sustentação absorvíveis e Laserterapia ablativa e não ablativa, além do uso e escolha adequados de substâncias necessárias ao bom desenvolvimento dos tratamentos estéticos.

 

Todo farmacêutico pode exercer a saúde estética realizando esses procedimentos?

Para realização de quaisquer desses procedimentos, o profissional farmacêutico deverá estar habilitado no seu Conselho Regional. Para que o Conselho anote a habilitação em sua carteira profissional, é necessário que o mesmo curse uma especialização em saúde estética que aborde todos as áreas regulamentadas pelas resoluções.

 

Onde posso me qualificar para o exercício da saúde estética?

Em um mercado inovador como este, qualificação permanente é fundamental. Para começar, a especialização faz parte dos seus primeiros passos em direção à habilitação. Procure se certificar que a instituição que oferece o curso está regularizada perante o MEC, observe o corpo docente, se é devidamente qualificado e a estrutura física da instituição que oferece o curso.

Se você tem interesse na área, o Instituto Arel Iuga oferece qualificação completa em todas as áreas da saúde estética devidamente regulamentadas pelo CFF, com aulas teóricas e práticas, com vivência clínica profissional e professores com forte atuação na área, além de uma estrutura de laboratórios e equipamentos próprios, especialmente pensada para a melhor formação do profissional.


Comentários (0)


Deixe um comentário