CRF-MT informa sobre ‘Protocolo Orientativo’ da Secretaria Estadual de Saúde

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), informa a todos os seus profissionais que a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES), elaborou o “Protocolo Orientativo para pacientes com Covid-19 na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS)”, que traz informações e orientações de condutas frente à Covid-19, e ainda orienta sobre o uso de diversos medicamentos para os casos positivos do coronavírus.

O Conselheiro Regional efetivo do (CRF-MT) e Conselheiro Estadual Titular de Saúde (CES-MT),  Alexandre Magalhães destaca que o ‘Protocolo Orientativo’ é uma ferramenta fundamental para auxiliar os profissionais que estão na linha de frente combatendo essa doença que está causando um forte impacto na sociedade. “É bem abrangente o documento, ele é orientativo desde o atendimento inicial até o tratamento e prevenção”.

Alexandre observa que ao discutir sobre tratamento, o Protocolo traz vários medicamentos listados e em quais fases da doença seriam indicados. Porém, o que chama a atenção de forma positiva é que o protocolo não deixa um “kit fixo” de medicamentos e sim relaciona vários fármacos reforçando que o uso de cada um depende da avaliação e de critério do médico assistente. O protocolo também faz menção que não recomenda o uso desses medicamentos como profilaxia da COVID-19.

“Lamento que ao ver os nomes dos que elaboraram o documento, não tenha encontrado o nome de nenhum farmacêutico. Mas, como Conselheiro Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT), juntamente com a diretoria e os conselheiros do CRF-MT, acompanharei as ações desenvolvidas pelo Governo no manejo dos pacientes com COVID-19 e outras doenças, especialmente nas questões relacionadas à Assistência Farmacêutica”, afirma Alexandre.

O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior relata que o protocolo contribuirá  na melhoria da qualidade das decisões clínicas e  uniformização das condutas dos gestores municipais, o qual proporcionará  resultados significativos sobre o cuidado, à saúde desses pacientes, diminuindo  a mortalidade e aumentando a qualidade de vida e a segurança de todos os acometidos por esta doença.

“É de grande importância o conhecimento deste protocolo pelos farmacêuticos de todos os municípios de Mato Grosso, podendo assim, já preparar às farmácias com os medicamentos utilizados para o atendimento de pacientes com Covid-19, em especial aos casos leves da doença”, concluiu o presidente.

fonte: https://crfmt.org.br/crf-mt-informa-sobre-protocolo-orientativo-da-secretaria-estadual-de-saude/


Comentários (0)


Deixe um comentário